Efeitos Negativos da Desidratação

É importante para nossa saúde manter-se bem hidratado, pois a desidratação pode desencadear um conjunto de efeitos adversos que interferem na nossa saúde. A desidratação pode causar dores de cabeça, tonturas e náuseas. Ela também desacelera a taxa metabólica, o que significa que o corpo gasta menos energia em atividades básicas.

Os riscos da desidratação vão além de problemas menores

Pessoas mais suscetíveis, como crianças e idosos, podem ter sua saúde gravemente afetada. Os sintomas possíveis incluem confusão mental, fraqueza muscular acentuada e pressão arterial baixa, o que pode levar a uma parada cardíaca ou insuficiência renal. A terapia de reidratação é necessária para tratar quadros graves de desidratação.

Para se prevenir, é importante lembrar de beber bastante líquido durante o dia, seja água, suco de frutas ou chá. É recomendável manter o consumo constante de pequenas porções de líquido a cada meia hora, intercalado com alimentos saudáveis. Além disso, é aconselhável ter cuidado com o uso de medicamentos diuréticos e ter atenção com o excesso de exercícios físicos, pois eles aumentam a necessidade de água.

O texto acima "Efeitos Negativos da Desidratação" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.