O que é Síndrome da Fadiga Crônica?

A Síndrome da Fadiga Crônica (SFC) é um distúrbio clínico definido pela presença de fadiga generalizada, associada a outros sintomas como falta de apetite, dores de cabeça, dores musculares, alterações na memória e no sono, entre outros.

Essa síndrome é caracterizada por uma decrementação na qualidade de vida, devido ao seu caráter crônico e prolongado. Ela surge, geralmente, como consequência de problemas no sistema imunológico, lesões cerebrais, ou como resultado de infecções bacterianas ou virais.

O diagnóstico da Síndrome da Fadiga Crônica é geralmente baseado em informações clínicas, após exames laboratoriais particulares. O objetivo principal do tratamento é aliviar os sintomas, como a dor muscular, diminuindo assim a sensação de cansaço.

Os tratamentos incluem, normalmente

O uso de medicamentos para a dor e antidepressivos para a melhora do sono. Há também terapias para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, como a terapia cognitivo-comportamental. Além disso, as sessões com fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos são importantes para melhorar a capacidade de lidar com os sintomas dessa síndrome.

O texto acima "O que é Síndrome da Fadiga Crônica?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.